Avatar

Publicado por Alefe Coelho

Descubra as taxas do imóvel que você terá que pagar na compra


A compra de um imóvel novo envolve taxas além do valor dado como entrada ou a parcela do financiamento. De uma maneira geral, os corretores sugerem que os compradores façam uma reserva de  cerca de 6% do valor do imóvel para os demais gastos. Veja o que você deve saber sobre as taxas do imóvel  na hora da compra.

Os principais gastos com as taxas do imóvel novo

Os principais gastos extras com documentos geralmente envolvem as taxas de registro em cartório, o imposto de transferência, custos de mudança e pagar pela vistoria do imóvel. O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis geralmente varia de um município para o outro. Sua quitação é essencial para a transferência de titularidade ao novo proprietário.

Mas como assim, os valores não são fixos?

Na verdade as diferenças mudam conforme as leis municipais. Os emolumentos (valores dos serviços prestados pelos tabelionatos de registro de imóveis) por sua vez são fixados por lei estadual. 

Sabia que a legislação determina um desconto de 50% no registro do imóvel e na escritura  para quem estiver comprando o primeiro imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH?

Outros gastos a serem considerados

É preciso que o comprador tenha uma ideia de quanto consumo o novo imóvel irá gerar por mês: condomínio mensal o IPTU (cobrado anualmente). 

O principal modo de evitar dores de cabeças futuras é o planejamento. Consulte quais os valores dos documentos para a sua região referentes a: registros, certidões, fotocópias, ITBI, vistorias e deixe reservado. Há também os gastos com as certidões negativas de ônus e selos do Tribunal de Justiça. Bem como o custo de tabelionato que varia conforme a faixa de valor do imóvel.

Lembre também que a legislação determina o desconto de 50% nos custos de registro e cartório para o primeiro imóvel pelo SFH. Porém é importante indicar o interesse no desconto ato do registro para que seja garantido.

Veja também motivos para adquirir um apartamento antes do casamento.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *