Avatar

Publicado por Alefe Coelho

Como montar seu planejamento financeiro familiar


Melhorar as finanças pessoais é uma das metas de quem se aventura em partir para a casa própria.  Um bom planejamento começa entendendo quais são as suas metas e gastos mensais, quais são os gastos realmente necessários e em quais pontos é possível poupar. Veja algumas dicas para começar a pensar no seu planejamento financeiro familiar.

Entenda seus gastos

Cada pessoa tem uma maneira própria de organizar seu dinheiro. Alguns poupam com facilidade, enquanto outros precisam se policiar para que não gastem em uma semana, o que receberam para passar um mês.

Defina objetivos

Coloque metas. De longo, curto ou médio-prazo. O importante é que você tenha uma direção para a qual o seu dinheiro flua com responsabilidade, e que seja fácil diferenciar investimentos de gastos. Anote os seus gastos e ganhos, assim fica fácil cortar despesas e identificar pontos que podem ser economizados.

Faça comparações antes de realizar qualquer compra

Antes de comprar um produto, compare com outros lugares que vendem produtos semelhantes e veja se há diferenciação nos preços. A internet é grande aliada nesse processo, além de poder saber se a loja tem credibilidade comprovada por meio de uma rápida pesquisa.

Tente poupar sempre que possível

Poupar dinheiro é simples uma vez que você aprende que deve gastar, menos do que ganha. Pode parecer simples, mas algumas pessoas não conseguem ter esse controle. Tendo um controle do dinheiro que entra e que sai, você conseguirá ter essa percepção facilmente. Use um caderno se preciso, mas tenha um registro de todos esses dados financeiros.

 

O melhor conteúdo para você que quer fazer bons negócios!Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade! O cadastro é gratuito

Comentários