Avatar

Publicado por Verticis Webstudio

O que fazer antes de adquirir um imóvel?


Você já se perguntou o que fazer antes de adquirir um imóvel? A preparação para a compra de apartamento é uma etapa verdadeiramente empolgante! Afinal, adquirir um imóvel próprio é algo para se comemorar — e para fica atento também.

Vai adquirir um imóvel?

Para que tudo corra bem, é preciso que você siga alguns passos antes de considerar mudar para seu novo apartamento. Por isso preparamos uma lista para ajudar você nesta nova etapa!

  1. Defina qual é o perfil do imóvel
  2. Estipule o valor da compra
  3. Analise os recursos para a aquisição
  4. Separe a documentação necessária
  5. Cheque a idoneidade da construtora

Defina qual é o perfil do imóvel

Para começar é preciso definir qual perfil e seus objetivos antes de adquirir um imóvel. Esse é um fator que deve ser estabelecido a partir do que é desejado para o momento presente, mas sem esquecer de que o futuro está logo aí. Por isso, faça suas escolhas de modo a assegurar conforto e bem-estar a todos da casa a longo prazo, isto é, por muito tempo.

Então, antes de comprar seu novo apartamento, pense em: Quantos dormitórios ele deve ter; em quais regiões ele precisa estar localizado; quais comodidades e tipos de lazer devem ser oferecidos pelo condomínio.

Estipule o valor da compra

Já com a ideia do imóvel pré-estabelecida, é hora de estabelecer o preço que você vai pagar por ele. Faça uma pesquisa ampla de apartamentos com o perfil desejado e descubra o quanto gastará na aquisição. A partir daí, comece a se prepara o planejamento financeiro, a fim de juntar os recursos necessários.

Analise os recursos para a aquisição

Tudo o que puder compor o valor de entrada do seu novo imóvel precisa ser contabilizado para você saber direitinho de quanto dispõe. Se você já tem um dinheiro guardado e vai usar também o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), sua compra ficará ainda mais viável.

Lembre-se de que, para a compra de um primeiro imóvel, há benefícios e isenções de taxas, como as cobradas pelo cartório. Depois de vista a entrada, planeje-se para que as parcelas caibam no seu orçamento.

Separe a documentação necessária

No caso da compra de apartamento financiado, você precisa apresentar diversos documentos. Na maioria das vezes, eles são simples de conseguir, como por exemplo: Comprovante de rendimentos; RG; CPF; comprovante de endereço; comprovante de estado civil.

É muito importante ter em mente que, no caso de compra de imóvel por meio de financiamento, você irá passar por uma análise cadastral. Para ser aprovado, seu nome deve estar livre de restrições.

Cheque a idoneidade da construtora

Com tudo ajeitado para comprar seu imóvel, chegou a hora de verificar como vão as coisas em relação à construtora com a qual você vai fechar negócio. Há muitas maneiras de saber se ela é correta com os clientes.

Para começar, faça um levantamento de quantos imóveis a construtora já entregou e se as entregas foram feitas dentro dos prazos e das condições prometidas. Para conhecer um pouco mais sobre o que ela já fez, é interessante que você visite seus empreendimentos, para checar a qualidade dos condomínios por ela construídos e conhecer os valores que guiam seu trabalho. Saiba que você tem direitos como consumidor.

Vistos esses indicadores e confirmada a confiabilidade da empresa, parta tranquilo para a aquisição do apartamento!

O melhor conteúdo para você que quer fazer bons negócios!Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade! O cadastro é gratuito

Comentários