Avatar

Publicado por Marcela Queiroz

Sair do aluguel: Casa ou Apartamento?


Sair do aluguel e comprar o imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros. Este é um momento que deve ser encarado com seriedade: afinal, é o seu futuro que está em jogo!

Um passo importante é definir, qual opção é melhor para você e sua família: casa ou apartamento?

Ambos os imóveis têm suas vantagens e desvantagens. Para uma decisão mais assertiva é essencial avaliar as particularidades de cada um e decidir qual se adapta melhor ao que você busca.

Preparamos este post que apresenta os prós e contras de cada um. Continue lendo e descubra qual a melhor opção para você sair do aluguel!

Casa

Uma das principais vantagens de morar em casa, na maioria das vezes, é o espaço disponível. Não é à toa que há pessoas criadas neste tipo de imóvel que não se adaptam a um apartamento.

Dependendo da planta, é possível montar um quintal, criar um jardim e, até mesmo, animais de estimação de grande porte.

Outro ponto a favorável é a independência. Para quem não gosta de lidar com vizinhos e/ou quer ter liberdade para fazer as reformas que desejar no imóvel, a casa pode ser uma boa opção.

Uma questão que preocupa muitas pessoas em relação às casas, por outro lado, é a segurança — principalmente no caso de imóveis que não ficam dentro de condomínios. Pode ser necessário fazer um investimento em um sistema de vigilância.

Considere, ainda, possíveis gastos com a manutenção da casa. Ela costuma ser mais cara do que no caso de um apartamento, principalmente em imóveis com área externa grande.

Apartamento

Os apartamentos costumam ser a primeira opção de quem busca um lugar para morar em grandes cidades.

Antes de se decidir por essa opção, no entanto, é preciso levar em consideração alguns fatores — como valor e regras do condomínio em que vai morar, presença de vaga na garagem, área de lazer disponível etc.

Quem passa muito tempo fora e/ou mora sozinho pode considerar um apartamento uma opção mais segura e fácil de manter. Por outro lado, é importante considerar pontos como— vizinhos barulhentos, obras no prédio ou em uma unidade vizinha, etc.

Antes de fechar negócio, analise ainda se o prédio em que fica seu futuro apartamento tem escadas ou elevador. Esse ponto é especialmente importante para quem tem pessoas idosas e/ou com dificuldade de locomoção na família.

Comprar casa ou apartamento é uma decisão que depende muito do valor que você tem disponível para investir e, também, no estilo de vida que deseja adotar.

Aposte em um check-list: coloque no papel as particularidades de cada tipo de imóvel, os pontos que são importantes  (segurança, valor do condomínio, espaço, área de lazer etc), converse com sua família e, assim, aumente suas chances de fazer a melhor escolha para todos.

O melhor conteúdo para você que quer fazer bons negócios!Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade! O cadastro é gratuito

Comentários