Avatar

Publicado por Rafael Cerqueira

Investir em um imóvel à vista ou financiado?


As parcelas de um apartamento financiado ainda pesam muito dentro de um orçamento familiar . Isso fica ainda mais evidente quando consideramos que imóveis pagos nessa modalidade podem ficar até duas vezes mais caros que o valor original. Os imóveis financiados acabam ficando mais caros devido às taxas de juros praticadas no Brasil, que ainda são muito altas. Por isso, muitas pessoas optam por juntar dinheiro durante um longo período de tempo para poder comprar uma moradia à vista e com desconto. Mas qual é a realmente a melhor opção: comprar um imóvel à vista ou financiado?

Juros: o grande vilão

Na teoria, do ponto de vista financeiro, a opção de pagamento à vista é sempre mais vantajosa porque essa modalidade de compra não envolve juros, que é sempre um grande vilão. Isso sem falar no valor total que tende a cair consideravelmente.

A desvantagem no caso de pagamentos à vista para imóveis é justamente o tempo. Apartamentos e casas são bens de alto valor e pode ser demorado conseguir juntar dinheiro suficiente para fazer esse investimento. Se você e sua família tem pressa de mudar logo para a casa própria, pode não ser a melhor opção.

Imóvel à vista ou financiado: qual é o ideal?

Segundo especialistas, o ideal mesmo é poupar um bom valor para dar de entrada no imóvel e financiar o restante. Apartamentos e casas, principalmente nas grandes cidades, tendem a se valorizar continuamente. Por isso, poupar o valor total para o pagamento a vista também pode ser desvantajoso, visto que os valores estão sempre aumentando.

Qual você acha que é a melhor opção para a realidade financeira da sua família? Fazer essa decisão não é simples e requer o envolvimento de todos os componentes do seu núcleo familiar. Além disso, é preciso ter muita conversa e diálogo com a sua imobiliária. Pense bem!

 

O melhor conteúdo para você que quer fazer bons negócios!Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade! O cadastro é gratuito

Comentários