Publicado por Jefter Verticis

Pensando Em Comprar um Imóvel? É Melhor Entender Sobre Impostos


Qualquer pessoa antes de fazer um negócio precisa estar ciente de todos riscos, obrigações e direitos, quanto mais ao Comprar um Imóvel. Se você está pensando em comprar seu apartamento, saiba que existem alguns tributos para que o imóvel possa ser transferido para você. Vamos falar neste artigo sobre o ITBI. Jamais ignore qualquer tributo, no caso do ITBI, se você não o fizer, significa que o responsável legal poderia vender sem pedir sua permissão, ou fazer qualquer outra coisa. 

Pensando Em Comprar um Imóvel? É Melhor Entender Sobre Impostos

Afinal, quem precisa pagar o ITBI?

Este tributo é de responsabilidade do comprador, pois o interesse de Comprar um Imóvel é seu. Apesar disso, fique atento as regras municipais, o motivo é que este tributo não é definido pela nossa legislação federal e pode existir algum por menor. Apesar do imposto ser de responsabilidade do comprador, nada impede que o valor seja negociado com o vendedor. Um detalhe, esta taxa é para a transferência do imóvel e não sobre a operação de compra e venda, valendo para imóveis na planta também.

Será que dá para parcelar o valor do ITBI na hora de Comprar um Imóvel?

Para nossa sorte existe sim, mas depende da prefeitura da sua cidade, não são todos municípios que oferecem este benefício. Há também a possibilidade de pedir uma revisão do valor, mesmo não tendo nenhum amparo legal para a redução. Não custa tentar, pois em alguns casos há a redução para  Comprar um Imóvel, mas são válidos apenas para programas sociais e imóveis de valor bem pequeno. 

Pensando Em Comprar um Imóvel? É Melhor Entender Sobre Impostos

Posso conseguir isenção do pagamento?

É outro ponto a ser visto com a prefeitura, inclusive alguns municípios isentam o pagamento para alguns valores, como devolução de imóveis, para pessoas jurídicas ou quem adquiriu pela primeira vez um imóvel. Para solicitar a isenção, envie um requerimento junto à prefeitura, geralmente eles disponibilizam online ou exigem que você compareça ao local indicado. Quando se trata do nosso suado dinheiro, vale a pena tentar.

 

Espero que tenham gostado das dicas. Fique sempre atento sobre o assunto na hora de Comprar um Imóvel.


Leia também sobre Outras taxas a se pagar na hora de comprar um apartamento.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *