Avatar

Publicado por Verticis Webstudio

Como economizar planejando os seus gastos


Você tem dificuldades para fazer seu dinheiro durar o mês inteiro? Essa é a realidade de muitas pessoas, mas com algumas mudanças de hábitos e controle financeiro é possível reverter esse cenário. No blog de hoje vamos te mostrar algumas dicas de como economizar planejando os seus gastos no início do mês.

Se organize

Em primeiro lugar você deve organizar a suas finanças. Anote em um papel, planilha ou aplicativo todos os gastos que você tem durante o mês. Coloque todos os seus ganhos e suas despesas principais. Separe essas despesas por grupos como: moradia, saúde, alimentação, lazer, etc. Com organização você saberá onde você está concentrando a maior parte da renda, evitando assim gastos desnecessários que podem ser reduzidos.

Planeje o seu salário

Após identificar para aonde vai o seu salário, é preciso adequar seus gastos aos seus ganhos. Defina o que é prioridade e o que é supérfluo e dê atenção para as áreas que demandam mais dinheiro. Dessa forma, você consegue acompanhar seus gastos e o planejamento que você mesmo estabeleceu. Além isso, deixe uma reserva para gastos semanais, como combustível, frutas, verduras, etc. Com seus gastos pré-estabelecidos você poderá destinar uma parte do seu salário para gastos eventuais.

Evite comprar por impulso

O planejamento de gastos já ajuda a evitar que você faça gastos desnecessários e tenha um consumo mais racional, assim, você estará consciente que deverá usar a renda que foi pré-estabelecida. Entretanto, é sempre bom pensar bem antes de comprar algo por impulso.

Nesses casos separe uma quantia para gastos livres. Avalie se aquele produto que você quer comprar realmente é necessário. Analise o custo-benefício e se aquele produto será algo muito utilizado por você ou se ficará guardado. 

Se você quer sair da escassez, busque outras formas de ganhar dinheiro e de utilizá-lo com racionalidade para evitar gastos supérfluos. Assim, você prolonga o seu salário e faz ele durar o mês inteiro. 

Renda extra

Se mesmo fazendo economias e organizando seus gastos o seu salário ainda está apertado, uma solução é buscar uma renda extra. Se você sabe cozinhar, ou fazer artesanato, por exemplo, você pode usar esses conhecimentos para ganhar dinheiro. Já falamos em outro post aqui do blog que vender doces é uma ótima opção para conseguir renda extra, e você pode utilizar essas habilidades para engordar a sua renda e sair do sufoco.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *