Avatar

Publicado por Equipe Eliger

Casa própria: como adquirir a sua usando o FGTS?


É difícil encontrar um brasileiro que não sonha com a casa própria. Este é um sonho que para alguns, muitas vezes é difícil torná-lo em realidade, especialmente devido à crise perdura no país pelos últimos anos.

Felizmente, para você que pretende investir, existe uma solução: usar o FGTS! Se você tem a carteira assinada, é possível recorrer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar seu imóvel.

Dicas para usar o FGTS e realizar o sonho da casa própria

Antes de mais nada, é preciso entender quais são as condições para usa-lo.

O FGTS é um fundo pago pela empresa e depositado na Caixa Econômica Federal em contas que abertas automaticamente no momento do acordo de trabalho.

É possível usar esse fundo para comprar o imóvel próprio desde 1998. Porém, algumas regras devem ser consideradas:

 

1-        ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime de FGTS;

2-        não possuir nenhum outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);

3-        residir ou trabalhar na cidade onde pretende adquirir o próprio imóvel;

4-        não ser proprietário de residência no município onde deseja comprar o imóvel;

5-        o valor do imóvel não deve ultrapassar o valor estabelecido — nos estados de RJ, MG, DF e SP, o valor limite é R$ 750 mil, para os demais estados, o valor máximo é de R$ 650 mil.

 

Quitar parte das parcelas

Quando o dinheiro do fundo é utilizado para pagar uma parte do financiamento, o valor pago corresponderá às últimas parcelas desta dívida. Desta forma, o saldo será destinado para o pagamento das próximas 12.

Programe-se pois o FGTS é liberado para esse fim apenas a cada dois anos.

 

Construir um imóvel

Todos nós temos um imóvel idealizado, aquele que planejamos nos mínimos detalhes, certo?! Então que tal usar o FGTS para fazer esse sonho virar realidade?

O saldo do fundo pode ser utilizado para construir um imóvel residencial. Esse dinheiro é destinado como pagamento total ou parte dele.

 

Comprar terrenos ou lotes

É possível destinar o valor do FGTS para aquisição de lotes ou terrenos?

Sim.

Porém, nesse caso, o fundo pode ser usado apenas quando vinculado ao autofinanciamento ou financiamento para a construção do imóvel.

 

Adquirir imóvel em construção

Nesse caso, é necessário que a compra seja vinculada a um financiamento concedido pelo SFH, como exige a legislação. O acordo precisa ser feito por meio do programa de autofinanciamento, formalizado conforme a legislação e outras disposições normativas.

Usar o FGTS deixar o sonho da casa própria mais perto da realidade é uma ótima opção. É importante ressaltar que o fundo pode ser utilizado para esse fim repetidas vezes, desde que não existam impedimentos.

 

Quer receber mais dicas sobre o mercado imobiliário? Então leia nosso post 6 motivos para investir no mercado imobiliário .

O melhor conteúdo para você que quer fazer bons negócios!Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade! O cadastro é gratuito

Comentários